A Densitometria de Composição Corporal é realizada em um equipamento chamado densitômetro através da absorção de raios-X de dupla energia (DEXA ou DXA), que mede a densidade de massas magra (músculos), gordurosa e óssea do corpo inteiro e em distribuições específicas.
A radiação utilizada no exame é muito baixa, sendo muito inferior comparada aos exames radiológicos convencionais e inferior à dois dias de exposição à radiação natural (sol, equipamentos eletrônicos) presente no meio ambiente.
O exame pode ser indicado para monitorar atletas ou pacientes que podem apresentar desequilíbrios nas massas gordurosas, magras ou ósseas, como anorexia, obesidade, pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, pacientes que receberam ou recebem quimioterapia, portadores de doenças crônicas.
É possível avaliar suspeita de sarcopenia (massa muscular abaixo dos níveis referenciais), lipodistrofias (aumento ou redução de massa gordurosa).
Além disso, a densitometria de composição corporal pode prever o risco de alterações cardiovasculares através das informações obtidas de porcentagem de gordura em tronco, abdome e cintura. As figuras abaixo mostram os efeitos do exercício físico sobre a massa muscular e gordurosa em um paciente que realizou o exame para o acompanhamento.
A medida da composição corporal por absorciometria por dupla emissão de raios (DXA) pode ir além da medida do peso e do tradicional Índice de Massa Corporal (IMC) para determinar a distribuição de gordura.
A medida da composição corporal contribui para a avaliação completa do paciente e ajuda o médico a monitorar os efeitos do tratamento, dieta ou exercícios.
O exame da composição corporal com DXA fornece dados exatos e precisos sobre a composição óssea e tecidual, inclusive a densidade mineral óssea (DMO), massa magra e massa de gordura, além da porcentagem de gordura. Os resultados incluem dados de corpo inteiro e regiões de interesse (tronco, braços, pernas, pelve e regiões andróide/ginóide). O Exame é rápido e não invasivo.
O exame fornece gráficos precisos contendo a quantidade total de tecidos do corpo, diferenciando o percentual e peso de massa magra (músculo) e massa gorda em cada região, exemplo: braços, pernas, quadril, cintura, etc, inclusive a gordura interna visceral.
Você e o profissional que te acompanha, poderão verificar com extrema exatidão a quantidade de gordura e músculos de cada parte do seu corpo, podendo programar seu tratamento ou treinos, e ainda ter um parâmetro confiável para futuras comparações.
O exame além de mostrar os gráficos, fotos escaneadas com diferentes cores, demonstrando cada região do seu corpo, diferenciando músculos e gorduras, mostra, também, referências e estatísticas para comparação e melhor compreensão do seu exame.
Ao final de cada item importante, você poderá visualizar em que patamar você se encontra comparativamente a um exame normal conforme sua estatura e peso, sabendo se você está com baixo peso, normal, acima do peso ou obeso. O exame ainda informa a quantidade de calorias que seu corpo necessita diariamente em fase de repouso.
Enfim, você poderá saber tudo a este respeito e ainda poder comparar, com extrema facilidade, a sua situação com o que seria o ideal, visualizando diversos gráficos e fotos fornecidos no seu exame, de uma maneira clara e fácil de interpretar.